quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Captchas no PHP.

Captcha é uma técnica para evitar que tarefas possam ser automatizadas por programas. Um bom exemplo é a página de login de alguns blogs ou até mesmo quando se soliticita alguma informação sobre algum domínio no registro.br.

Um bom exemplo de utilização para seu site ou aplicação em PHP seria o formulário de login do usuário, evitando ataques por força bruta (também conhecido como tentativa e erro) aumentando ainda mais sua segurança.

Por mais avançado que seja uma implementação OCR, reconhecer imagens não é tarefa fácil, principalmente por causa das distorções, cores, traços sobrepondo letras, entre outras coisas dificultando o reconhecimento. Esta inteligência humana de discernir letras e números as vezes retorcidos, por enquanto ainda não está completamente implementada nestes OCR's.

Neste endereço, você verá como é simples implementá-lo no PHP e ainda, de quebra, ajuda uma instituição sem fins lucrativos a digitalizar livros. Funciona assim: quando o software OCR não consegue entender uma palavra, esta é exibida na tela para o usuário digitá-la fazendo o trabalho que o OCR não conseguiu identificar. Pode ficar tranqüilo, seu usuário não irá precisar digitar uma página inteira para se logar no seu site ou aplicação. :)

Há outras implementações de captchas como esta e esta. Mas aí cabe você avaliar qual delas é melhor para o seu caso.

Você conhece outra implementação de captcha? Deixe sua sugestão nos comentários.

Nenhum comentário: