sábado, 28 de março de 2009

Auditoria de um servidor de impressões em Windows.

Esta semana tive alguns problemas com usuários que mandavam imprimir indiscriminadamente documentos pessoais em impressoras lá na empresa e nem se davam o trabalho de ir pegar suas impressões.

Nervosos, os usuários do departamento alvo reclamaram (e com razão), sobre tais impressões. Então decidi colocar auditoria no servidor de impressão da empresa (em windows mesmo).

Não é complicado ativar, apenas trabalhoso.

Continuar lendo...



Primeiramente, você precisa ativar a auditoria da impressora. Através do gpedit.msc, clique em Configurações do computador | Configurações do Windows | Configurações de Segurança | Políticas locais | Políticas de auditoria. Habilite a opção Auditar acesso a objetos.

Em seguida, chame as propriedades da impressora em questão, clique em segurança e clique na opção Avançado. Na aba Auditoria, habilite a Opção Imprimir (Permitir e Negar).

Pronto. A partir de agora, todas as impressões vão para o log de eventos do Windows, no ítem System. A partir daí é só filtrar a origem como sendo Impressão e o ID de evento como sendo 10 para você ver todas as impressões dos usuários.

No próximo post, irei publicar uma opção para o log destas impressões.

Nenhum comentário: