Àqueles que possuem e utilizam as ferramentas de acompanhamento do Google como o Google Analytics sabem que são uma verdadeira "mão-na-roda" principalmente por facilitarem as análises de tráfego do site, páginas mais acessadas e outras coisas mais.
Está disponível um módulo para o Apache 2 que facilita ainda mais a vida de quem precisa manter um domínio hospedado e, principalmente, se você possuir milhares e milhares de páginas para incluir a ferramenta de análise.
Continuar lendo...
Pensando nisto, alguns japoneses resolveram desenvolver um módulo que insere as tags automaticamente no final do HTML automaticamente. E não é complicado colocá-lo para executar.
Eis o que é necessário:
- O pacote mod_google_analytics.
- Pacote httpd-devel ou Apache2-devel, dependendo da distribuição (é necessário o apxs para compilar o módulo).
- Acesso como superusuário para poder instalar o módulo.
Como utilizo o CentOS, precisei alterar a linha 6 de "basedir=/usr/share/apache2" para "basedir=/usr/lib/httpd". Verifique em sua distribuição onde fica o diretório de módulos (no meu caso /usr/lib/httpd/modules). O basedir será o diretório acima.
Salve o arquivo e, como root, execute:
makeO módulo deverá compilar sem problema algum. Após a instalação, vem a parte da configuração.
make install
Em /etc/httpd/conf.d, criei um arquivo chamado mod_google_analytics.conf com as seguintes instruções:
LoadModule google_analytics_module modules/mod_google_analytics.soSubstitua "UA-0000000-0" pela sua conta no Google Analytics. Feito isto, basta reiniciar o serviço do Apache (/etc/init.d/httpd restart).
AddOutputFilterByType GOOGLE_ANALYTICS text/html
GoogleAnalyticsAccountNumber UA-0000000-0
Pronto. Ao acessar qualquer página criada por você em seu servidor web, ao verificar o código fonte da página, será possível ver o código javascript fazendo a referência ao Google Analytics. Tentei colocar as linhas AddOutputFilterByType e GoogleAnalyticsAccountNumber no .htaccess sem êxito na adição do código no final da página.
Fica aí a dica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário