sábado, 13 de fevereiro de 2010

Resolvendo problemas de codificação em páginas providas pelo Apache.

Desenvolver um site, página, um sistema ou até mesmo uma ferramenta que é visível apenas via um navegador internet, pode se tornar um verdadeiro pesadelo, principalmente com caracteres acentuados. Na grande maioria das vezes, os desenvolvedores utilizam ambientes que diferem das configurações do Apache, principalmente no que diz respeito a charset.

Estávamos enfrentando o mesmo problema. Mesmo usando a especificação W3C para construção das páginas de nossa aplicação, ainda enfrentávamos dificuldades com caracteres acentuados.

Continuar lendo...

Após contatarmos nosso provedor sobre algumas necessidades de mudança na configuração do servidor, fomos informados que teríamos que mudar nosso código. Mesmo mudando uma porção pequena do código, ainda assim, os caracteres "estranhos" teimavam em aparecer, justamente por causa do Ajax.
Fui fazer a lição de casa: pesquisar documentação.

Foi aí que encontrei uma solução bem bacana e simples para resolver esta dificuldade e que envolve apenas a criação do .htaccess. Adicionando as duas linhas abaixo, resolvemos o problema da ferramenta inteira sem precisar alterá-la toda o site:

DefaultLanguage pt-BR
AddDefaultCharset ISO-8859-1
Simples assim. Acessando porções do site que não estavam alteradas, já pudemos constatar a mudança. Para aqueles provedores que não permitem alterações na configuração do Apache e tem suporte ao .htaccess, está aí a maneira de resolver o problema.

Fica aí a dica.

3 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Luis pela dica, foi simples e muito útil, pequenos detalhes que fazem a diferença na vida de um programador.

Augusto C. Scarpin
Desenvolvedor WEB.

Unknown disse...

Problema resolvido! Parabéns pela atitude Fera!

Unknown disse...

Problema resolvido! Parabéns pela atitude Fera!