sábado, 10 de julho de 2010

Placas com chipset RTL-8139D falsificado.

Hoje fui montar um firewall e o equipamento estava com uma placa de rede "padrão RTL-8139D". Para minha surpresa, o CentOS não havia reconhecido tal placa de rede. Estranhei o fato.

Investigando melhor, verifiquei que tratava-se de uma "Hangzhou Silan Microelectronics Co., Ltd.".

Continuando as pesquisas, verifiquei que o suporte a esta placa foi adicionado na arvore do kernel. Então lá fui eu baixar e compilar o kernel para poder colocar esta placa para funcionar.

Após a configuração completa do novo kernel e sua compilação, reinicio a máquina e, para minha surpresa, o kudzu conseguiu achar os novos dispositivos. Ponto para o desenvolvedores do Linux.

O que aprendi disto tudo? Não adianta bater o olho na especificação da placa e ver apenas o 8139, supondo que seja o padrão RTL-8139. É necessário saber corretamente o id do vendedor (vendor), bem como o id do dispositivo (device). Após pesquisar por estes dados nos drivers suportados pelo kernel do linux ou por drivers do próprio fabricante, aí sim, podemos afirmar se é ou não realmente compatível. Nem sempre esta informação está na caixa do produto. ;)

Foi-se o tempo em que uma placa de rede padrão RTL-8139{A|B|C|D} era reconhecida logo de início pelo Linux.

Fica aí a dica.

Nenhum comentário: