domingo, 30 de dezembro de 2007

Firefox: uma solução para memory leaks.

Ultimamente estava cansado de, muitas vezes, precisar fechar o Firefox pois ele estava consumindo devorando a memória RAM do meu equipamento. Coincidentemente, há alguns dias atrás enquanto eu navegava na internet por outro motivo, encontrei uma solução que resolveu meus problemas do Firefox no consumo elevado exagerado de memória.

Esta é a minha tradução livre do artigo escrito pelo Ryan do CybernetNews.

Esta pequena correção irá mover o Firefox para o seu disco rígido quando você minimizá-lo, representando um consumo de, aproximadamente, 10 MB de memória enquanto minimizado. Entretanto, quando você maximizá-lo, irá obviamente, aumentar a utilização de memória. Mas não irá chegar ao utilizado antes de minimizá-lo. Por exemplo: O Firefox estava utilizando 180 MB e então eu resolvo minimizá-lo e, após alguns segundos, maximizo-o novamente. Após maximizá-lo e continuar trabalhando, aparentemente estava consumindo apenas 60 MB. Isto pode parecer uma boa solução para mim, uma vez que freqüentemente eu minimizo-o e maximizo-o.

Eu sei que muitas pessoas irão dizer que o Firefox demorará um pouco mais para maximizar, uma vez que encontra-se localizado no disco rígido, mas não percebi NENHUMA demora. É a sua habilidade em redesenhar-se tão rapidamente quanto possível se estiver localizado na RAM. Seguem os passos para ativar este hack:

  1. Abra o Firefox e, na barra de endereços, digite about:config e pressione Enter.
  2. Clique com o botão direito na página e selecione Nova opção -> Boolean.
  3. Na caixa de texto que aparece, digite config.trim_on_minimize e pressione Enter.
  4. Selecione True e então pressione Enter.
  5. Reinicie o Firefox.

Simples não? De qualquer maneira, você sempre pode retornar e apagar a configuração que você criou, caso apresente algum problema. Eu também configurei a opção browser.sessionhistory.max_total_viewers para 0 pois isto irá prevenir o Firefox de fazer o cache das páginas a serem utilizadas no botão Voltar. Suponho que isto irá liberar alguma memória que tenha sido utilizada.

Este fix também funciona com o Thunderbird, mas ainda não pude testá-lo. Este fix "deve" funcionar também com o Netscape, Mozilla e o SeaMonkey.

Infelizmente esta correção funciona apenas para máquinas Windows. Usuários Macintosh e Linux não notarão diferença alguma.

Como vocês puderam perceber, é um fix que pode ajudar (e muito) àqueles que utilizam mais de um navegador e, de tempos em tempos, precisa alternar para testar as páginas que estão desenvolvendo.

Nenhum comentário: