segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Firefox 3: O que esperar.

Com o fim decretado pela AOL ao Netscape Navigator, resolvi dar uma olhada no que está sendo desenvolvido para o tão aguardado Firefox 3. No momento em que escrevo este artigo, a versão atual é a beta 2.

  • Apenas um lembrete: Esta versão é destinada a desenvolvedores. Caso você esteja fazendo o download desta versão beta, esteja ciente de que ainda não é a versão final e que erros inesperados poderão ocorrer. Portanto: baixe-a por sua própria conta e risco.
As melhorias para o usuário final estão divididas em 3 categorias:
  • Experiência do usuário;
  • Segurança e privacidade;
  • Performance.
Vamos a cada uma delas.

Experiência do usuário: Nesta categoria, alguns melhoramentos foram efetuados para simplificar a navegação do usuário pelas páginas da internet. As melhorias englobam o gerenciamento de senhas, instalação de add-ons simplificada, novo gerenciador de downloads com possibilidade de reiniciar seus downloads, mesmo que o browser seja fechado ou a conexão tenha caído, integração melhorada com o Windows Vista e com o MacOSX, utilização de tags para seus favoritos e suporte melhorado a navegação offline.

Na área de segurança e privacidade, há uma maneira de saber mais informações sobre o site que você está acessando, proteção contra malwares, proteção contra pishing de páginas, erros SSL compreensíveis, proteção para add-ons desatualizados ou inseguros, atualização dos add-ons de maneira segura, integração com antivírus e, no caso de usuários do Windows Vista, suporte ao controle de sites inapropriados às crianças presente no próprio sistema operacional.

Já na área de performance, a confiabilidade ao gravar o histórico, cookies, os favoritos e as preferências foram melhoradas através de um banco de dados com suporte a transações. A velocidade foi melhorada através da modificação do código que gerenciavam como a tela é exibida e o tratamento do leiaoute da página. Por fim, o gerenciamento de memória foi melhorado, fazendo com que o Firefox consuma menos memória para as páginas.

Agora, resta apenas esperar pelo lançamento da nova versão. Deixe seu comentário sobre o que você espera da nova versão.

Nenhum comentário: