domingo, 30 de dezembro de 2007

Programação: menos é mais.

Há muito tempo venho observado alguns programas fontes de alguns colegas que desenvolvem. Muitas vezes, o desenvolvedores optam por soluções malucas mirabolantes para contornar um problema que as vezes é simples, mas devido a complexidade de sua estrutura (design de tela, campos de entrada de dados, lógica interna, etc) o impedem de simplificar sua tarefa no desenvolvimento sem ter que refazer reescrever boa parte do código.

Quando desenvolvo, não utilizo o código mais complexo possível e sim o mais simples. As vezes, isto pode parecer coisa de inexperiente amador, mas numa eventual manutenção, fica muito mais simples e rápido de efetuá-la.

Recentemente, eu havia lido este artigo publicado pelo Carlos Brando em seu blog sobre Ruby on Rails, o qual fez-me parar e analisar os códigos que estava desenvolvendo. Ainda bem que estou no caminho certo.

E você, como tem desenvolvido? Tem escrito códigos muito complexos e que só você consegue entender? Lembre-se: ninguém, mas ninguém mesmo, é insubstituível.

Nenhum comentário: